domingo, 21 de octubre de 2012

O CapoeiraBelem entrevista MESTRE RAMOS.

VOCÊ QUE É FÃ DESTA ARTE, SAIBA TUDO DE UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DE CAPOEIRA DO MUNDO! O “INTERCÂMBIO CULTURAL RODA MUNDO CAPOEIRA: RESGATANDO NOSSAS RAÍZES” REUNIU MAIS DE 400 CAPOEIRISTAS DO MUNDO INTEIRO PAR
A DIVERSAS ATIVIDADES EM JULHO DESTE ANO NO RIO DE JANEIRO. 
 
O CapoeiraBelem ENTREVISTA MESTRE RAMOS, UM DOS COORDENADORES DO CENTRO CULTURAL SENZALA DE CAPOEIRA DO RIO DE JANEIRO. 
 
CapoeiraBelem: A Capoeira passou por muitas mudanças nas últimas décadas. O Grupo Senzala é conhecido pelo mundo por aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas. Por que a escolha do título: “Resgatando nossas raízes”?

Mestre Ramos: O título "Resgatando Nossas Raízes" vem da ideia do resgate da cultura, das suas origens, para fazer renascer esse sentimento dentro das pessoas, conscientizar de seus valores, mostrar ao público a importância de valorizar nossos antepassados.

CapoeiraBelem: Muitos capoeiristas já participaram outras vezes do evento. O que ocorreu de novidade na programação deste ano?

Mestre Ramos: Cada evento é diferente por si só. Não buscamos a implantação de novidades e, sim, a permanência da qualidade. Em cada evento o objetivo é a fundamentação da capoeira, buscando a essência para os nossos alunos. Na verdade, acho que a novidade está aí, pois procuramos sempre nos aprofundar na cultura. O novo surge pelas pessoas que estão presentes e que fazem o evento acontecer sempre de uma maneira especial, seja por uma canção de um Mestre ou pelo axé, pela energia que contagia a galera!

CapoeiraBelem: O evento formou a primeira Mestre em Capoeira (corda vermelha), Tida de Ubá-MG, depois de mais de 50 anos de existência do Grupo Senzala. Como você se sentiu ao participar da entrega deste título que marcou a história da Capoeira?

Mestre Ramos: Muito gratificado! A Tida é uma guerreira que soube esperar seu tempo, foi se aperfeiçoando ao longo destes anos e não poderia ser diferente. Como ela teremos em breve outras que estão trilhando o mesmo caminho.

CapoeiraBelem: Qual o local do próximo intercâmbio? Qualquer praticante de Capoeira, independente de sua graduação, poderá participar?

Mestre Ramos: Ainda estamos estudando o local para o próximo Intercâmbio. Pelo fato do evento reunir um número grande de pessoas, encontramos certa de dificuldade em relação ao local. Tínhamos a pretensão de continuar realizando o evento no mesmo local que realizamos em 2010, mas não foi possível por obras ocorridas no clube. O local deste ano foi bom, mas pretendemos ver um local de mais fácil acesso. Posso adiantar que em 2014 nosso evento será uma semana após a Copa, o que tende a aumentar o número de participantes estrangeiros. Por isso, temos que nos preparar desde já, para oferecermos um trabalho de qualidade que é a nossa principal preocupação. Quanto a participação dos alunos, qualquer um pode participar, pois temos essa preocupação de atender todas as faixas, desde o iniciante até aos mestres já formados, por isso dividimos as aulas em níveis para que todos possam acompanhar sem dificuldades.


O CapoeiraBelém agradece de coração Mestre Ramos Senzala RJ pela entrevista. Ficou interessado? Para mais informações, acesse o site: www.rodamundocapoeira.com e muito axé a todos!


No hay comentarios: